Header Ads Widget


SIMULADO DE PORTUGUÊS 5º ANO.


Simulado de português 5 ano para imprimir

Simulado 5 ano português  


ATIVIDADES PORTUGUÊS
Simulado 5 ano português

Simulado 5 ano português

Simulado 5 ano português

Simulado 5 ano português

Simulado 5 ano português

Simulado de português 5ºano 2016

1. SIMULADO DE PORTUGUÊS ALUNO________________________5º ANO D1-Leia o texto abaixo para responder a questão 01. O sanfoneirosó tocava isso! Geraldo Medeiros e Haroldo Lobo O baile lá na roça foi até o sol raiar A casa estava cheia, mal podia se andar. Estava tão gostoso aquele reboliço, Mas é que o sanfoneiro só tocava isso! De vez em quando alguém vinha pedindo pra mudar, O sanfoneiro ria, querendo agradar, Mas parece que a sanfona tinha qualquer enguiço, É que o sanfoneiro só tocava isso! QUESTÃO 01 (SAEP 2012) Segundo o texto, a sanfona parecia com defeito porque (A) o sanfoneiro sempre tocava a mesma música. (B) o sanfoneiro ria, querendo agradar. (C) a casa estava cheia e tinha muito reboliço. (D) o baile na roça foi até o sol raiar. Leia o texto para responder a questão a seguir: O elefantinho Onde vais elefantinho? Correndo pelo caminho, Assim tão desconsolado? Andas perdido bichinho? Espetaste o pé no espinho? O que sentes pobre coitado? – Estou com um medo danado. – Encontrei um passarinho. QUESTÃO 02 (Prova da Cidade - 2010) O elefante estava correndo porque A) espetou o pé no espinho e sentia dor. B) estava com medo de um passarinho. C) estava procurando um bichinho perdido. D) ficou perdido e desconsolado. Leia o texto da conversa entre o casal e responda à questão a seguir. QUESTÃO 03 (SAEP 2012) Para o pai o problema é: (A) ser chamado de mãe no bilhete. (B) não ter entendido a escrita do bilhete. (C) a esposa ter recebido um bilhete e ele não. (D) a esposa ter lhe perguntado o que estava escrito no bilhete. D3-Faça a leitura do texto para responder a questão 4. O pingo d’água (Fragmento) — Parem com esse pingo d’água! – berrou a bruxa. O Saci deu uma risada de escárnio. — Parar? Tinha graça! Já arrumei tudo, de modo que o pingo pingue durante cem anos. — Parem com esse pingo que está me pondo louca! Tenha dó de uma pobre velha...
2. — Pobre velha! Quem não a conhece que a compre, bruxa de uma figa! Só pararemos com a água se você nos contar o que fez de Narizinho. — Hum! – exclamou a bruxa. — Pois se sabe, desembuche. E nada de tentar enganar-nos. É ir dizendo onde está a menina o mais depressa possível. — Farei o que quiserem, mas primeiro hão de desviar de minha testa este maldito pingo que me está deixando louca. LOBATO, Monteiro.O Saci.SãoPaulo:Globo, 2007. QUESTÃO 04 (Prova Rio 2010) A expressão “Quem não a conhece que a compre” quer dizer que a bruxa é (A) esquecida. (B) traiçoeira. (C) bondosa. (D) confiável. Observe o texto abaixo e faça a leitura atentamente. Das coisas difíceis Cada coisa difícil tem o seu grau de dificuldade. Outro dia descobri que também existe o difícil fácil. Na verdade, é um fácil com jeito de difícil. Amarrar o tênis é fácil, mas com jeito de difícil. Na verdade tem um monte de coisas assim: andar de bicicleta, pular corda cruzada, ler um livro de muitas páginas. É só pegar o jeito. Daí vira uma moleza. QUESTÃO 05 (Prova Rio 2010) No texto, a expressão “vira uma moleza” significa que (A) fica fraco. (B) fica fofo. (C) fica complicado. (D) fica fácil. D4-Leia atentamente a tirinha do Garfield. QUESTÃO 06 (adaptada - PROVA DA CIDADE, 2009) O humor da tirinha está no fato da aranha agradecer por ter sido esmagada por Garfield – isso indica que ela (A) desejava ser esmagada por um jornal. (B) ficaria livre de seus filhos adolescentes. (C) queria morrer naquele exato momento. (D) precisava de mais tempo com os filhos adolescentes. Observe a tirinha de Suriá com sua mãe: QUESTÃO 07 (SAEP 2012) As falas da personagem Chiquinha expressam que ela (A) não gosta de estudar. (B) está enganando a mãe. (C) não está se sentindo bem. (D) tem dificuldades para acordar. D6-Leia o texto a seguir atentamente.
3. QUESTÃO 08 O assunto desse texto é a (A) extinção dos animais. (B) poluição da Terra. (C) queda dos meteoros. (D) vida dos dinossauros. D11-Faça a leitura a seguir e depois responda. Todos deveriam prestar mais atenção às placas que são vistas nas casas com a frase “CUIDADO COM O CÃO”, elas servem para proteger as pessoas de ataques de cães bravos, mas também poderiam servir para lembrar a todos que animais domésticos precisam ser cuidados e não abandonados. “É preciso ter clareza sobre o motivo de ter um bicho de estimação”, explica Dionísio Rebecca, 47 anos, veterinário. Ele também alerta para a importância de registrar o animal. “Ele ganha uma plaquinha que tem o número de registro. Se ficar perdido é possível localizá-lo mais facilmente”. Adaptadode: Folha de SãoPaulo, Folhinha,sábado,18 de junho de 2005 QUESTÃO 09 No texto, a frase que expressa uma opinião sobre o assunto do texto é (A) “Cuidado com o cão!”. (B) “É preciso ter clareza sobre o motivo de ter um bicho de estimação”. (C) “Se ficar perdido é possível localizá-lo mais facilmente”. (D) “Ele ganha uma plaquinha que tem o número de registro”. D5-Veja a propaganda que vende copos plásticos a preços promocionais: QUESTÃO 10 De acordo com o anúncio acima, é mais econômico comprar (A) copos de tamanhos iguais. (B) dois copos de uma só vez. (C) somente um copo. (D) copos de cores diferentes. Observe a propaganda a seguir:
4. QUESTÃO 11 (SAEP 2013) Segundo o texto, a principal vantagem da bicicleta sobre as outras máquinas inventadas é: (A) não polui o meio ambiente. (B) não gasta combustível. (C) mantém a energia humana. (D) não é muito cara. Leia o texto e responda à questão. QUESTÃO 12 (SARESP 2010) O balão do 3.º quadrinho é diferente dos outros. Seu formato indica que o personagem está (A) cochichando. (B) cantando. (C) gritando. (D) pensando. D9-Observe o cartaz abaixo para responder a questão 13. 24 DE JULHO . CLASSIFICAÇÃOLIVRE. QUESTÃO 13 (LILIANE DO NASCIMENTO - 2016) Esse texto serve para (A) anunciar (B) divertir (C) criticar (D) avisar Por meio do texto a seguir você deverá responder a questão 14. APRENDER BRINCANDO QUESTÃO 14 (SAEP 2013) O texto acima serve para (A) informar sobre o arco-íris. (B) ensinar como brincar com as cores. (C) explicar sobre a origem da luz. (D) orientar uma experiência com água. D15-Leia os textos a seguir para responder a próxima questão: TEXTO 1 Quantas vezes por semana doces e refrigerantes podem entrar no cardápio do meu filho? Depende. “Se a criança estiver acima do peso, ofereça duas porções desses itens por semana”, recomenda a nutricionista Priscila Maximino. Mas, se ela não vive em pé de guerra com a balança, três porções semanais estão de bom tamanho. Fonte: http://bebe.abril.com.br/03_05/alimentacao/duvidas- sobre-alimentacao-infantil02.php TEXTO 2
5. QUESTÃO 15 Os dois textos tratam, principalmente, sobre (A) os cuidados com uma boa alimentação. (B) os perigos de doces e refrigerantes. (C) a obesidade das crianças e jovens. (D) os problemas de saúde das pessoas. D2-Leia o texto abaixo. Infância Eu tenho oito anos e já sei ler e escrever. Por isso, ganhei de presente a história de Peter Pan. As aventuras dele com o Capitão Gancho e o jacaré que engoliu um relógio até que são engraçadas. Mas achei uma bobagem aquela mania do Peter Pan de querer ficar sempre menino. Já imaginaram se todos quisessem ficar sempre pequenos e nunca mais crescer? Aí quem ia cuidar da gente? Fazer comida, passar pito, mandar tomar banho, dizer que é hora de ir pra cama? Sarar a gente da dor de barriga e da dor de dente? Fonte: Henriqueta Lisboa ET ALII.Varal de Poesia.1ª ed. SãoPaulo: Ática,2003.p. 35 QUESTÃO 16 (Prova Rio, 2010) No trecho “As aventuras dele com o Capitão Gancho”, a palavra destacada refere-se ao (A) jacaré. (B) menino. (C) Peter Pan. (D) relógio. Leia a receita abaixo. Receita de beijinho Ingredientes: 1 lata de de leite condensado 2 xícaras de coco ralado 2 gemas 1 colher(sopa) de manteiga ou margarina Açúcar cristal Cravo e confeitos Como fazer: Junte todos os ingredientes numa panela e leve-a ao fogo. Mexa com uma colher de pau até a mistura soltar completamente do fundo. Despeje o conteúdo numa tigela untada com manteiga e deixe esfriar. Faça as bolinhas e passe-as no açúcar cristal. Enfeite-as com um cravinho ou confeitos de chocolate e sirva-as em forminhas de papel. Adaptadode: O Estadode SãoPaulo,Estadinho, 30/8/1997. Bem-te-li:Línga Portuguesa.SãoPaulo: FTD,2000. QUESTÃO 17 (SAEP 2012) O termo “sirva-as”, destacado no texto, corresponde à(s) (A) às forminhas. (B) às bolinhas. (C) ao cravinho. (D) aos confeitos. D8-Faça a leitura do texto a seguir para responder a questão 18. O terremoto Depois do terremoto, apenas uma casa ficou de pé. __ Por que você ficou de pé, sua casa doida, não sabe que houve um terremoto? – Advertiu a bruxa. __ Um terremoto?! – repetiu a casa com as janelas esbugalhadas.
6. E foi tratando logo de desabar também com medo da bruxa. DÍDIMO,Horácio.As historinhas domestre jabuti. Fortaleza:Edições DemocráticoRocha,2003,p.23 QUESTÃO 18 (SAERJ 2009) A casa que estava em pé desabou (A) por causa de um terremoto. (B) porque teve medo da bruxa. (C) porque era uma casa doida. (D) por causa das janelas abertas. D12-Após a leitura do texto, responda a questão 19. Pau-de-sebo Nas festas juninas do interior do Brasil, é muito comum a brincadeira do pau-de sebo. Quem já brincou, diz que é muito divertido. Bem cedo, no dia da festa, ergue-se o pau-de-sebo. Sua altura, às vezes, passa dos cinco metros. Ele é cuidadosamente preparado, tirando- se todos os nódulos que possam existir. O ideal é lixá-lo, para que fique bem liso e, depois, revesti- lo com sebo de boi derretido. No topo, coloca-se um triângulo de madeira e, nele, amarra-se dinheiro e brindes. Durante a festa, os participantes iniciam uma disputa para subir no pau-de-sebo até o topo e ganhar os brindes e o dinheiro que puderem alcançar. Adaptadode: http://www.mingaudigital.com.br/article.php3?id_articl e=281 QUESTÃO 19 A palavra “cuidadosamente” destacada no texto remete à ideia de (A) modo. (B) tempo. (C) negação. (D) lugar. Leia a tirinha da Mônica e do Cebolinha e responda à questão a seguir. QUESTÃO 20 (Prova Rio, adaptada) O fato que deixou a Mônica irritada foi uma característica de Cebolinha que é considerada positiva. Essa característica pode ser descrita pelo adjetivo: (A) romântico. (B) atencioso. (C) pontual. (D) atento.

Apostila de português PDF