Header Ads Widget


SIMULADO DE PORTUGUÊS 5º ANO SEMEC.

Simulado de Língua Portuguesa SEMEC 5 Ano

Simulado de português 5 ano semec

 


SIMULADO de Português 5 ano para imprimir

Simulado de português 5 ano semec

Simulado de português 5 ano semec

Simulado de português 5 ano semec

Simulado de português 5 ano semec

Simulado de português 5 ano semec

Simulado de português 5 ano semec

Simulado de português 5 ano semec

Simulado de português 5 ano semec

Simulado de português 5 ano semec

Simulado de português 5 ano semec

Simulado de português 5 ano semec

Simulado 5º ano

1. 1 Simulado de Língua Portuguesa – SEMEC 2011 – 5º ANO Nome:................................................................................................................ Escola:............................................................................................................... Professora:......................................................................................................... Leia o texto a seguir para responder as questões de 1 a 3. Que delícia! Comida gostosa, Ai que coisa louca, Que só de pensar Me dá água na boca! Batata assada, Com manteiga e sal Derrete na boca – Prazer sem igual! Domingo cai bem A macarronada, No sábado – hum! Lá vai feijoada. Fonte: BELINKY, Tatiana. Um caldeirão de poemas. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2007. (adaptação) 1. No poema, a palavra sal rima com (A) igual. (B) manteiga. (C) panqueca. (D) macarronada. 2. Em “Prazer sem igual!”, o ponto de exclamação reforça a ideia de (A) alerta. (B) desejo. (C) tristeza. (D) espanto. 3. As comidas citadas no texto (A) possuem baixas calorias. (B) favorecem o emagrecimento. (C) são indicadas para pessoas obesas. (D) favorecem a obesidade quando consumidas em excesso.

2. 2 Leia o texto para responder as questões 4 e 5 .Continho Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo: - Você aí, menino, para onde vai essa estrada? - Ela não vai, não; nós é que vamos nela. - Engraçadinho duma figa! Como você se chama? - Eu não me chamo, não; os outros é que me chamam de Zé. Fonte: CAMPOS, Paulo Mendes. Para gostar de ler: crônicas.São Paulo: Ática, [200-]. 4. A frase a seguir que apresenta a fala de Zé é (A) – Você aí, menino? (B) – Ela não vai, não. (C) Como você se chama? (D) Para onde vai essa estrada? 5. Observe as características físicas do menino. Pode-se dizer que (A) ele é criança. (B) ele faz dieta. (C) ele ainda a pé. (D) ele é magro porque no nordeste não há alimento. Leia o texto para responder as questões 6 e 7. Por cada indivíduo que morre em acidentes de trabalho, a sociedade e a economia nacional ficam mais pobres, uma vez que se perde uma unidade produtiva. Mesmo assim, continua a morrer-se muito em Portugal por acidentes de trabalho. O quadro que se segue foi construída com base nos números da Inspeção Geral do Trabalho. Acidentes de trabalho mortais entre 2001-2004
3. 3 Fonte: Disponível em:http://www.sinfic.pt/SinficNewsletter/Dossier2.AcidentesMortais2001- 2004.html (com cortes) 6. De acordo com o quadro, o maior e o menor número de acidentes de trabalho mortais ocorreram nos meses de (A) julho de 2004 e dezembro de 2004. (B) maio de 2003 e dezembro de 2003. (C) junho de 2001 e dezembro de 2003. (D) maio de 2002 e dezembro de 2004. 7. Entre 2001 e 2004, o número de acidentes de trabalho mortais (A) estabilizou-se. (B) vem diminuindo. (C) vem aumentando. (D) manteve a média. 6. De acordo com o quadro, o maior e o menor número de acidentes de trabalho mortais ocorreram nos meses de (A) julho de 2004 e dezembro de 2004. (B) maio de 2003 e dezembro de 2003. (C) junho de 2001 e dezembro de 2003. (D) maio de 2002 e dezembro de 2004. 7. Entre 2001 e 2004, o número de acidentes de trabalho mortais (A) estabilizou-se. (B) vem diminuindo. (C) vem aumentando. (D) manteve a média.
4. 4 o texto para responder as questões de 8 a 11. Chegam a 21 casos confirmados de gripe no Brasil; creche é interditada em Campinas (SP) Do UOL Notícias Em São Paulo O Ministério da Saúde divulgou na noite desta segunda-feira (1º) que foi confirmado mais um caso de gripe suína, a influenza A (H1N1), no Brasil. Apaciente é de Campinas (SP). Com isso, chega a 21 o total de casosconfirmados no país. Esta nova paciente, que está internada e passa bem, teve contatopróximo com uma pessoa que pegou a gripe no exterior. Ela trabalha em umacreche que atende a 30 crianças. Todos, incluindo crianças e funcionários dolocal, bem como seus contatos próximos, estão sendo monitorados pelasautoridades de saúde, segundo nota do ministério. Por medida de precaução, o Ministério da Saúde afirma que asatividades da creche em questão foram suspensas por dez dias, período demanifestação dos sintomas da doença. Dos casos confirmados até agora, sete foram de transmissão autóctone (dentro do território nacional), causados por contato com pacientes vindos do ]exterior. Os casos suspeitos no país são 21 e outros 369 já foram descartados. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, há 17.410 casosconfirmados de influenza A (H1N1) em 62 países, e 115 pessoas morreram. Fonte: UOL Notícias Cotidiano. 01/06/2009 - 21h08. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/06/01/ult7403u81.jhtm. Acesso em: maio de 2009. 8. A creche foi fechada por dez dias porque (A) uma funcionária ficou doente e, assim, deixou de ir ao trabalho. (B) as crianças manifestaram os sintomas da doença e, desse modo, deveriam ficar em casa. (C) no dia 1 de junho, foi confirmado mais um caso de gripe suína; e a paciente era funcionária da creche. (D) a Organização Mundial de Saúde confirmou muitos casos de influenza A e, além disso, a morte de pessoas. 9. O texto “Chegam a 21 casos confirmados de gripe no Brasil; creche é interditada em Campinas (SP)” serve para (A) descrever a nova gripe. (B) fazer uma crítica ao Ministério da Saúde. (C) informar o número de pessoas infectadas pela gripe. (D) discutir os casos confirmados da nova gripe no Brasil. 10. A paciente de Campinas pegou a gripe porque (A) foi para uma creche. (B) viajou para o exterior. (C) trabalha com infectados pela gripe. (D) teve contato com uma pessoa do exterior.
5. 5 11. A gripe suína é transmitida (A) pelo contato com o porco. (B) pelo vírus Influenza tipo A. (C) quando se come carne de porco. (D) quando se viaja para uma fazenda. 12. Leia o texto a seguir retirado da página de um dicionário. Observe quantas pessoas são responsáveis pela organização desse tipo de livro. Fonte: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. MiniAurélio Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007. (adaptado) Nessa edição do minidicionário, Leda Elias Cunha é (A) a produtora gráfica. (B) a revisora de textos. (C) a gerente de produção. (D) a diagramadora de textos.
6. 6 Leia o texto a seguir para responder as questões 13 e 14. Pesquisa revela por que o alho é bom para o coração Cientistas americanos descobriram por que o alho faz bem para asaúde. Até hoje os benefícios do condimento só haviam sido detectados porcorrelação estatística - quem consumia mais alho tinha menos problemascardiovasculares -, mas ninguém fazia a menor ideia de como a coisa operava. Isso acaba de mudar. Cientistas descobriram que o segredo do alho está no que resta de sua digestão e é processado pelas células do sangue.Esse resto, nos glóbulos vermelhos, é convertido em sulfeto dehidrogênio (fórmula química 2HS), composto que serve como uma espécie demensageiro químico no sistema vascular - relaxando vasos e ampliando o fluxosangüíneo. Embora o sulfeto de hidrogênio seja tóxico em grandes quantidades, em pequenas amostras, sua presença é fundamental no organismo. Os pesquisadores especulam que o consumo de alho ajude a ampliarnosso suprimento natural de sulfeto de hidrogênio. A equipe de pesquisadores trabalhou com extratos obtidos a partir dealho comprado em supermercado e os misturou, em pequenas quantidades, auma cultura de glóbulos vermelhos humanos. As células, em resposta,começaram a emitir 2HS. Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL150597-5603,00- PESQUISA+REVELA+POR+QUE+O+ALHO+E+BOM+PARA+O+CORACAO.html. Acesso em: 2007. (adaptado e com cortes) 

13. O texto foi escrito para (A) informar uma descoberta científica ao leitor. (B) negar os benefícios do alho para a saúde humana. (C) indicar o uso do alho para pessoas com problemas de saúde. (D) listar as vantagens do consumo do alho em dietas alimentares. 14. “Embora o sulfeto de hidrogênio seja tóxico em grandes quantidades, em pequenas amostras, sua presença é fundamental no organismo”. A expressão destacada se refere (A) às células. (B) ao organismo. (C) aos glóbulos vermelhos.
7. 7 (D) ao sulfeto de hidrogênio. Leia a notícia a seguir para responder as questões de 15 e 16. Garoto de 4 anos cai em buraco de 6 metros no interior de SP Menino foi resgatado após uma hora da queda; buraco foi aberto para aconstrução de um salão de beleza SÃO PAULO - Após uma hora de trabalho, os bombeiros conseguiram resgatar, na tarde de quarta-feira, 31, o menino Leonardo Mangino, de 4 anos, que caiu em um buraco de construção, com 6 metros de profundidade e 30 cm de diâmetro, no bairro Quintino Facci I, em Ribeirão Preto, no interior paulista. De acordo com a EPTV, o garoto pedalava sua bicicleta ao lado da mãena Rua Aristides Gonçalves, quando desapareceu. A mãe, Paula RobertaMangino, contou que não percebeu nada diferente. "Quando vi, ele não estavamais ao meu lado e entrei em desespero", disse. Ela lembrou que chamava pelo garoto e nada de resposta. "De repente ouvi um choro muito longe e agachei. Foi aí que percebi que ele tinha caído n buraco", contou Paula. Após a chegada de 17 bombeiros, uma corda foi lançada para dentro doburaco na tentativa de pegar o garoto. Apenas uma hora depois é que ele conseguiu entender que deveria prender a corda nas mãozinhas e levantar osbraços. Desta forma foi retirado e levado à Unidade Médica do Quintino II, semsofrer qualquer arranhão. Fonte: O Estado de S. Paulo. Cad. Cidades, 1/11/2007. Disponível em: http://www.estadao.com.br/cidades/not_cid73993,0.htm. Acesso em: 2007. (com cortes) 15. A demora do resgate de Leonardo foi porque (A) o buraco era fundo. (B) os bombeiros custaram a chegar. (C) a mãe ouviu um choro que vinha de longe. (D) ele teve dificuldade para entender o que os bombeiros lhe pediam. 16. A informação do texto que contraria a ideia sugerida pelo título é: (A) o menino ficou agachado no buraco. (B) o filho de dona Paula chorou no buraco. (C) o Corpo de Bombeiros resgatou Leonardo. (D) o garoto saiu do buraco sem sofrer ferimentos.
8. 8 Leia a tirinha e responda. 17. O Cascão ganhou o concurso de mentiras porque (A) é o campeão do futebol. (B) comeu mais que a Magali. (C) é o melhor amigo da Mônica. (D) disse para os amigos que tomou banho. 18. Leia o texto a seguir. Fases da Lua As fases da Lua são causadas pelas posições relativas da Terra, da Lua e do Sol. A Lua orbita a Terra em média em 27 dias 7 horas 43 minutos. O Sol sempre ilumina a metade da Lua na direção do Sol (exceto durante um eclipse lunar, quando a Lua passa pela sombra da Terra). Quando o Sol e Lua estão em lados opostos da Terra, a Lua aparece cheia para nós, um disco brilhante e redondo. Quando a Lua está entre a Terra e o Sol, ela aparece escura, a Lua nova. No período intermediário, parece crescer até cheia, e então decresce até a próxima lua cheia. 

A borda da sombra (o terminador) é sempre curva, sendo uma vista obliqua de um círculo, que dá à Lua sua forma crescente ou minguante. Fonte: UFRGS. Disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/moon/moon.htm. Acesso em: junho, 2009. 18- O texto Fases da Lua foi retirado de (A) um jornal semanal. (B) um livro de astronomia. (C) um folheto sobre horóscopo. (D) um site sobre astros celestes.
9. 9 Leia o texto a seguir e responda as questões 19 a 21. ABC Paulista ABC Paulista é o conjunto de quatro cidades na região metropolitana de São Paulo, do qual fazem parte Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema. A interligação praticamente ininterrupta dessa região, onde moram cerca de 1,5 milhão de pessoas, teve início no final da década de 1950, quando as primeiras grandes montadoras de automóveis chegaram ao país, abrindo milhares de oportunidades de emprego. Pessoas de todas as partes do país, particularmente do Nordeste, correram para a região. Formou-se ali uma mão-de-obra altamente especializada e com um padrão de vida que, se não podia ser considerado de Primeiro Mundo, era bem superior ao do restante da população brasileira. Também era alto o grau de consciência política da região, onde o regime militar foi abertamente desafiado nas grandes greves das décadas de 1970 e 1980. Fonte: Enciclopédia Microsoft Encarta. Verbete ABC Paulista.1993-2001 Microsoft Corporation. (com cortes) 19. Pessoas de várias partes do país foram habitar a região do ABC Paulista (A) depois do agrupamento das quatro cidades. (B) no período de greves, durante as décadas de 1970 e 1980. (C) quando milhares de oportunidades de emprego foram abertas. (D) no momento em que o regime militar foi abertamente desafiado. 20. O ABC Paulista é um conjunto de (A) pessoas de todas as partes do país. (B) grandes montadoras de automóveis. (C) mão-de-obra altamente especializada. (D) cidades da região metropolitana de São Paulo. 21. Leia a frase a seguir retirada do texto ABC Paulista. “Pessoas de todas as partes do país, particularmente doNordeste, correram para a região”. A expressão que completa a palavra destacada é (A) de Diadema. (B) de Santo André. (C) do ABC Paulista. (D) de São Caetano do Sul. 22. Observe as palavras “cartas”, “carteira” e “carteiro”, nos dois primeiros quadrinhos da tirinha a seguir.
10. 10 Fonte: DAVIS, Jim. Garfield. Disponível em: http://www.tirinhas.com/garfield.php?ano=01&mes=01&dia=01. 22- As palavras da Língua Portuguesa podem derivar de outras já existentes.Assim, é possível dizer que a palavra carteiro deriva de: (A) carta.(B) cartão.(C) cartaz.(D) carteira. Leia os quadrinhos a seguir e responda o que se pede. Fonte: SOUSA, Maurício. Chico Bento. Disponível em:http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tiri nhas/tira309. Acesso em: 2007. 

23. Se a fala do personagem do segundo quadrinho fosse reescrita, conforme manda as regras gramaticais, da norma culta, o trecho ficaria assim: (A) O meu pai só tem um boi, mas ele tá inteirinho. (B) O meu pai só tem um boi, mas ele está inteirinho. (C) O meu pai só tem um boi, mais ele está interinho. (D) O meu pai só tem um boi, mais ele está inteirinho. 24. O humor no quadrinho é identificado pelo fato de revelar
11. 11 (A) a riqueza de um dos pais. (B) a pobreza de um dos pais. (C) a ingenuidade do Chico Bento. (D) a agressividade de Chico Bento. Leia o texto para responder as questões 25 e 26. Canção de garoaMario Quintana Em cima de meu telhado, Pirulinlulinlulin, Um anjo, todo molhado, Soluça no seu flautim. O relógio vai bater: As molas rangem sem fim. O retrato na parede Fica olhando para mim. E chove sem saber por quê... E tudo foi sempre assim! Parece que vou sofrer: Pirulinlulinlulin... Fonte: QUINTANA, Mario. 80 anos de poesia. São Paulo: Globo, 2008. (Coleção MarioQuintana) 25. Identifique as rimas presentes no poema Canção de Garoa. (A) lulin / bater. (B) solução / seu. (C) sofrer / parece. (D) telhado / molhado. 26. A Canção de Garoa retrata (A) pureza. (B) tristeza. (C) agitação. (D) religiosidade. Leia o texto para responder as questões 27, 28 e 29. O rato do campo e o rato da cidade Um rato do campo convidou um rato da cidade para jantar. Serviu- lheprodutos do campo: figo, uva e castanhas. Ao ver a pobreza de seu anfitrião orato da cidade convidou-o para ir viver com ele. Tendo-o levado para o celeirode um homem rico, ofereceu-lhe todo tipo de carne, peixes e até mesmo doces.Nisso, apareceu o fiscal. Os ratos, desnorteados, fugiram na hora. O rato do campo disse então ao rato da cidade.
12. 12 - É assim, que consegues teu alimento; eu tenho o prazer de conseguir omeu livremente e tranquilo. Fonte: ESOPO. Fábulas de Esopo. 1 ed. Porto Alegre: L&PM Pocket 1997. p.49. 27. No jantar, o rato do campo ofereceu ao rato da cidade (A) figos, doces e uvas. (B) carnes, doces e figos. (C) figo, uva e castanhas. (D) carne, peixes e castanhas. 28. No texto, a palavra ANFITRIÃO se refere (A) ao fiscal. (B) ao homem rico. (C) ao rato da cidade. (D) ao rato do campo. 29. O texto O rato do campo e o rato da cidade serve para (A) discutir uma situação financeira. (B) transmitir um ensinamento ao leitor. (C) informar sobre a situação da cidade e do campo. (D) recomendar os alimentos naturais que devemos consumir.

Apostila de português PDF