Header Ads Widget


AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 9 ANO 2 BIMESTRE.

Avaliação 9 ano português

Avaliação 9 ano português


ATIVIDADES PORTUGUÊS
Avaliação 9 ano português

Avaliação 9 ano português

avaliação língua portuguesa 8ª série - II bimestre

1. Escola Dr. Jaime Monteiro Aluno(a):_____________________________________________________________________ Nº______ Gameleira, ______ de junho de 2013 Professora: Márcia Oliveira da Silva Série: 8ª “ D ” Avaliação de Língua Portuguesa - II BIMESTRE PREVISÃO DO TEMPO Os índios de uma reserva distante perguntam ao novo chefe se o próximo inverno seria suave ou rigoroso. Como o jovem chefe não havia aprendido as técnicas dos ancestrais, pediu que recolhessem lenha e, enquanto isso, foi telefonar para o Serviço de Meteorologia. – O inverno vai ser muito rigoroso? – pergunta. – Parece que sim – é a resposta. E o chefe manda o povo juntar mais lenha. Dali a uma semana, telefona outra vez. – Tem certeza de que o inverno vai ser muito rigoroso? – Certeza absoluta. O chefe diz ao povo que junte toda a lenha que encontrar. Na semana seguinte, telefona outra vez. – Tem certeza? – Vai ser o inverno mais rigoroso que já se viu. – Por que tem tanta certeza? – Porque os índios estão recolhendo lenha feito loucos! Disponível em: <http://www.piadas.com.br/piadas/humor/previsao- do-tempo> Acesso em: 10 mar. 2011. 01. Nesse texto, a primeira pergunta feita pelo jovem chefe revela: A) crítica. B) preocupação. C) insistência. D) irritação 02. Nesse texto, o uso da expressão “feito loucos” indica; A) exagero de expressão. B) aproximação de significado. C) mistura de sentidos. D) utilização de neologismos. 03. No trecho ―Como o jovem chefe não havia aprendido as técnicas dos ancestrais, pediu que recolhessem lenha...‖, a conjunção destacada expressa a ideia de: A) tempo B) comparação C) causa D) condição 04. Na frase ― – Tem certeza /de que o inverno vai ser muito rigoroso?” A oração subordinada pode ser corretamente classificada como: A) completiva nominal B) apositiva C) objetiva indireta D) objetiva direta Leia a charge para responder a questão 05. 05. O texto revela que o Brasil A) Desistirá de sediar a Copa do Mundo para focar nos problemas sociais. B) Possui ótimas condições de sediar a Copa do Mundo em 2014. C) Resolverá seus problemas sociais antes da Copa do Mundo. D) Está sendo sacrificado para sediar a Copa do Mundo.
2. 06. Leia os períodos abaixo, classifique cada oração subordinada adjetiva destacada e, em seguida, marque o item que possui a sequência correta dessa classificação. I. O homem, que é um animal racional, tem destruído a natureza. II. O homem que trabalha progride. III. Teresa, que era personagem principal, morre no final da história. A) Restritiva — Explicativa — Explicativa B) Restritiva — Restritiva — Explicativa C) Explicativa — Restritiva — Explicativa D) Explicativa — Explicativa — Restritiva Leia o texto para responder às questões 07 a 09 ANTUNES, Arnaldo. As coisas. São Paulo: Iluminuras, 1996. 07. Todas as frases do texto começam com ―A chuva‖. Esse recurso é utilizado para A) reproduzir exatamente os sons repetitivos da chuva. B) sugerir a intensidade e a continuidade da chuva. C) provocar a percepção do ritmo e da sonoridade D) provocar uma sensação de relaxamento dos sentidos. 08. O tempo verbal predominante no poema ―A Chuva‖ é A) Pretérito perfeito B) Futuro do pretérito C) Presente do subjuntivo D) Presente do indicativo 09. Analise a predicação verbal nas orações abaixo. Em seguida, marque a alternativa que contém a sequência correta. I- A chuva apagou o incêndio. II- A chuva caiu. III- A chuva fez muitas poças. IV- A chuva transbordou os rios. A) VTD - VL - VTD - VTI B) VTD - VI - VTD - VTD C) VTI - VI - VTI - VTD D) VTI - VTD - VL - VI Leia este anúncio: 10. A finalidade do texto é incentivar a: a) divulgação de brincadeiras infantis b) adoção de crianças. c) necessidade de as crianças brincarem. d) denúncia à violência infantil. Leia o texto para responder a questão: Fico Assim Sem Você Claudinho e Buchecha Avião sem asa, fogueira sem brasa Sou eu assim sem você [...] Amor sem beijinho Buchecha sem Claudinho
3. Sou eu assim sem você Circo sem palhaço, Namoro sem abraço Sou eu assim sem você Tô louco pra te ver chegar Tô louco pra te ter nas mãos Deitar no teu abraço Retomar o pedaço Que falta no meu coração Eu não existo longe de você E a solidão é o meu pior castigo Eu conto as horas Pra poder te ver Mas o relógio tá de mal comigo Por quê? Por quê? [...] 11. Os versos que indicam o uso da linguagem informal, caracterizando a proximidade entre os interlocutores, são A) (...) ―Circo sem palhaço, Namoro sem abraço‖ (...) B) (...) ―Sou eu assim sem você Tô louco pra te ver chegar Tô louco pra te ter nas mãos ― C) (...) ―Retomar o pedaço Que falta no meu coração‖ (...) D) (...) ―Eu não existo longe de você E a solidão é o meu pior castigo (...) Por quê? Por quê?‖ Leia a tirinha do Calvin para responder as questões abaixo 12. O efeito de humor desse texto reside, principalmente, A) na descoberta do menino sobre o significado das palavras. B) na expressão do pai no primeiro quadrinho. C) na resposta do pai no último quadrinho. D) no desejo do menino de criar um novo idioma. 13. Nesse texto, a intenção do menino era A) criar um idioma próprio. B) dificultar a comunicação com o pai. C) fazer com que o pai fale gírias. D) impressionar o pai com sua descoberta 14. Identifique a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem substituir os asteriscos da frase a seguir: Quando se trata de trabalho científico* duas coisas devem ser consideradas * uma é a contribuição teórica que o trabalho oferece * a outra é o valor prático que possa ter. A) dois-pontos, ponto-e-virgula, ponto-e-virgula. B) vírgula, dois-pontos, ponto-e-virgula. C) dois-pontos, vírgula, ponto-e-virgula. D) ponto-e-virgula, dois-pontos, dois-pontos 15. Marque a alternativa que não contém erro de concordância A) Já é meio-dia e meio. B) A porta, meia aberta, deixava ver o interior da sala. C) É proibida entrada de pessoas estranhas. D) Fruta é bom para a saúde.

Apostila de português PDF