Header Ads Widget


SIMULADO LÍNGUA PORTUGUESA 7O ANO - COM GABARITO.


Prova de Português 7 ano

SIMULADO LÍNGUA PORTUGUESA 7O ANO - COM GABARITO.


ATIVIDADES PORTUGUÊS
SIMULADO LÍNGUA PORTUGUESA 7O ANO - COM GABARITO.

SIMULADO LÍNGUA PORTUGUESA 7O ANO - COM GABARITO.

Simulado língua portuguesa

1. Simulado língua portuguesa –Jucelia 7ª ano 1. Considerando o modo verbalsubjuntivo, indique qual conjugação está correta, quanto a sua classificação. a) É preciso que todos prestem atenção.( pretérito imperfeito) b) Se você viesse, iriamos juntos para a festa. ( pretérito imperfeito) c) É necessário que você compareça a reunião. ( pretérito perfeito) d) Quando chover, plantarei milho. (pretérito perfeito) e) Talvez eu vá para a sua festa. ( pretérito imperfeito) 2. Observea tirinha: Com relação a locução verbal “ ficam lendo” pode-se afirmar que: a) O primeiro verboé considerado o principal e está na forma nominal particípio. b) O segundo verboé o auxiliar e está conjugada no presente do gerúndio. c) “Ficam” é o verbo auxiliar conjugado no futuro do modo indicativo, na terceira pessoa do singular. d) Ficam é o verbo auxiliar e lendo o verbo principal, o primeiro está conjugado no presente do indicativo em terceira pessoa do plural; o segundo encontra-se na formal nominal gerúndio. e) N.D.A 3. A oração “ haverá maior perigo?, posta no futuro do pretérito e para o plural, ficará: a) Haveriam maiores perigos? b) Haveria maiores perigos? c) Houve maiores perigos? d) Houveram maiores perigos? e) Haverão maiores perigos? 4. Qual a alternativa queo presente do subjuntivo está corretamente empregado? a) Talvez eu ireicom ela ao cinema. b) Talvez nós veríamos nosso amigo na praia. c) Talvez nós temos que voltar amanhã. d) Talvez eles sejam de outro país. e) Talvez minha mãe esteje em casa agora. 5. Marque a alternativa em que esteja adequada a forma dos verbos abaixo: a) Você precisa estudar , antes que seje tarde. b) É preciso que nós tenhamos coragem de enfrentar essa situação. c) Se você conseguia carona até a cidade, chegaria a tempo de trabalhar. d) Se o professor ver nossos trabalhos, fará elogios.
2. e) Quero que sabe que eu não falei nada sobre você. 6. Sobre a frase “É indispensável que sejam construídas outras pontes” : 1. Aexpressão “ É indispensável que...” indica que a forma verbal é presente do subjuntivo. 2. Sejam construídas trata de uma locução verbal. 3. “sejam” é o verbo auxiliar conjugado no presente do subjuntivo. É correto afirmar que: a) Apenas 1 está correta b) Apenas 1 e 3 estão corretas c) Apenas2 está correta d) Todas estão corretas e) Nenhuma está correta. Leia o poema de José Elias para responder as questões de 7 a 10. Sonho Se eu ganhasse na loteria, compraria dez linhas de telefone e me desligaria do mundo... Acho um inferno a implicância desta casa. Bastou eu pegar no telefone, pra todo mundo precisar dele, pro pai reclamar dos impulsos pra mãe falar que é vocação de telefonista, que é deslumbramento. Se fico meia horinha batendo papo com uma amiga ou com um paquera especial, vira guerra, tremor de terra, vira eclipse e terremoto! Interurbano então é fruto proibido e ai de mim se ousar!... Quando vem a conta no fim do mês, tenho de botar algodão nos ouvidos pra sobreviver a falatório. Se eu ganhasse na loteria, compraria dez linhas, falaria vinte horas por dia e ai de quem implicasse. 7. O eu-lírico vive uma situação que é muito comum em algumas famílias. a) Os pais não querem que os filhos usem demais o telefone.
3. b) A conta de energia costuma vir muito cara. c) As linhas telefônicas costumam dar problemas se usadas por muito tempo. d) Os filhosquebram os telefones quando usam demais. e) Há congestionamento nas linhas devido ao exagero de uso. 8. O título do poema é “sonho”. Com relação a isso é correto afirmar que: a) O eu lírico imagina a situação ser pai e poder usar o telefone o quanto quiser. b) O poema refere-se a posição de um homem diante da posição de seus pais. c) A primeira parte do poema mostra uma situação imaginada pelo pai do eu lírico. d) A segunda parte do poema mostra uma situação imaginária vivida pelo eu lírico e) A primeira parte do poema mostra uma situação de ganhar na loteria, imaginada pelo eu lírico. 9. Com relação aos tempos e modos verbais que predominam no texto são: a) Passado do modo subjuntivo e modo imperativo. b) Pretérito imperfeito do modo subjuntivo c) Predominam os tempos presentese passado e o modo indicativo. d) Futuro do pretérito e o modo indicativo. e) Futuro do presente e o modo indicativo. 10. Na frase “ Se eu ganhasse na loteria, compraria 10 linhas de telefone...” encontra-se: a) Presente do modo subjuntivo b) Presente do modo indicativo c) Futuro do pretérito do modo subjuntivo d) Pretérito imperfeito do modo subjuntivo. e) Pretérito imperfeito domodo indicativo. GABARITO 1.B, 2.D, 3 B, 4 D, 5B,6 D, 7 A, 8 E, 9 C, 10,D

Apostila de português PDF