Header Ads Widget


PALAVRAS HOMÓFONAS, HOMÓGRAFAS, HOMÓNIMAS E PARÓNIMAS.

Exercícios de Português

PALAVRAS HOMÓFONAS, HOMÓGRAFAS, HOMÓNIMAS E PARÓNIMAS
Homônimos, Parônimos, Homófonos e Homógrafos



ATIVIDADES PORTUGUÊS
EXERCÍCIOS SOBRE HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS

EXERCÍCIOS SOBRE HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS

EXERCÍCIOS SOBRE HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS

O que são palavras Homônimas e Paronônimas? O que é Homônimo e Parônimo?


Palavras homófonas, homónimas, homógrafas e parónimas

1. Palavras homófonas, homógrafas, homónimas e parónimasPalavras homófonas Pronunciam-se de forma idêntica, mas escrevem-se de forma diferente: a. Ela vai coser roupa. b. A sopa está a cozer.Palavras homógrafas Escrevem-se do mesmo modo, mas pronunciam-se de forma diferente: b. Come uma colher de arroz. b. Ele foi colher maçãs.Palavras homónimas Escrevem-se e pronunciam-se do mesmo modo, mas têm significados distintos: a. Ouve o canto do pássaro. b. Ele escolheu a mesa do canto.Palavras parónimas Escrevem-se e pronunciam-se de uma forma semelhante: a. Traz açúcar da despensa. b. Ele não dispensa a fruta. Exercícios: Palavras homófonas 1- Preenche os espaços em branco com a palavra adequada.  noz/nós Gostas desta tarte de _____? ____ vamos ao teatro esta noite.  cozer/ coser Sabes ______ a tua roupa? Ele está a _________ o almoço.  conselho/concelho Vou dar-te um bom ____________. Eu moro no __________ de Sesimbra.  concerto/conserto Quanto pagaste pelo ____________ do teu carro? Eles adoraram o ___________ de piano.

Palavras homógrafas 1- Descobre as palavras homógrafas que faltam em cada par de frases. Exemplo: A Ana duvida das intenções do colega. Ajuda-me a esclarecer esta dúvida!O ____________ não faz o monge.Eu ___________ fora da cidade.Este _________ de carne é saboroso.Esqueci-me do ________ de chaves no trabalho.Esta empresa _____________ carros de vários modelos.Aquela _______________ polui a aldeia.Não te esqueças de passar na ________________ da escola.Dei o recado à tua ________________.Palavras parónimas 1-Escolhe a palavra certa, usando-a no singular ou no plural. comprimento/cumprimento Dá ___________________ à tua prima.Repara no _________________ desta sala.cavalheiro/cavaleiroUm _______________ é sempre correcto.Aquele _________________ ganhou a corrida.

descrição/discriçãoA _________________ é uma virtude.O aluno fez uma ______________ pormenorizada do acidente.prefeito/perfeitoO ____________ desta escola é muito exigente.Este trabalho está _________________.Palavras homónimas1- Completa as frases com os seguintes pares de homónimas:fecho/fecho são/são vão/vãoO ________ das calças estragou-se.Quando saio à noite, _________ sempre a porta.Este trabalho não será em __________Vocês ______ fazê-lo com cuidado.Está ____ como um pêro.____ estes os discos que me ofereces?

Apostila de português PDF