Header Ads Widget


ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO 3º ANO.

 Atividades de interpretação de texto dissertativo 3º ano
ATIVIDADES DE PORTUGUÊS
Prática de Interpretação de texto dissertativo 
Texto para leitura 


Habilitação médica 
Na vigorosa entrevista que concedeu à Folha, o médico e pesquisador Ricardo Brentani, um dos mais renomados oncologistas do país, defendeu o fechamento imediato das escolas médicas que forem mal avaliadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Seu argumento é o de que o Brasil já conta com um número suficiente de médicos. Não faz sentido, portanto, manter em funcionamento 170 cursos, muitos dos quais sem condições mínimas de ensino.
De fato, o fechamento das escolas com reiterado mau desempenho em exames nacionais seria uma medida saneadora, mas ainda assim insuficiente para a defesa da saúde pública.
É urgente criar um exame de habilitação obrigatório para médicos nos moldes daquele que existe para advogados, com provas teóricas e práticas. Embora profissionais com deficiências de formação dificilmente consigam passar em concursos ou conquistar bons empregos na rede privada, eles amiúde são contratados em caráter emergencial por hospitais e pronto-socorros públicos, nos quais a carência de mão-de-obra é uma constante.
No interior e nas periferias das metrópoles, muitas vezes são os médicos menos preparados que ministram o primeiro atendimento, o que pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Um meio prático de combater essa distorção seria introduzir o exame, que impediria bacharéis sem condições mínimas para clinicar de exercer a medicina. Infelizmente são fortes as resistências à obrigatoriedade do exame -que, de resto, é adotado em vários países, como os EUA e o Canadá. Elas vêm principalmente de proprietários de escolas, mas também de setores do Conselho Federal de Medicina.
São essas resistências que, em nome do bem comum e da saúde pública, precisam ser vencidas.

(http://www.unesp.br/aci/clipping/120508i.php acesso em 06-07-2009) 
Questões de Análise do Texto
1) Qual é o título do texto?
2) E o tema central, ou seja, o assunto de que o texto fala?
3) Indique no texto Introdução, Desenvolvimento e Conclusão?
4) Por que podemos dizer que o texto é uma produção dissertativa- argumentativa?
5) Qual a opinião da autora em relação aos cursos de medicina existentes em nosso país?

EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: SLIDESHARE Marina Alessandra.

ATIVIDADES PORTUGUÊS

Apostila de português PDF