Header Ads Widget


AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 3 ANO.

Avaliação de português 3 ano

Avaliação de Língua Portuguesa 3 ano


Verificação da Aprendizagem em Língua Portuguesa

Avaliação de Língua Portuguesa 3 ano
Avaliação de Língua Portuguesa 3 ano

Prova de português 3 ano fundamental para imprimir

Avaliação de língua portuguesa 3 ano
1. Escola Municipal “Laura Cândida De Jesus”. Buriti De Goiás, _____________________________________________________ Nome: ___________________________________________________ Série: 3º Ano Professora: Kátia Cilene Alves Fonseca. Valor: 10,0 Nota: _______ Verificação da Aprendizagem em Língua Portuguesa Leia o texto: PÁSSAROS CONSTROEM “CINGAPURA” EM ABACATEIRO Gláucia Leal Numa metrópole como São Paulo não são apenas as pessoas que têm problemas de espaço e habitação. As aves também. Em um abacateiro de galhos secos, na Rua Álvaro Gomes, em Santana, na Zona Norte, uma família de joões-de-barro está construindo dois pequenos “prédios”, com três andares. Os pássaros ergueram, ainda, um terceiro cômodo térreo chamado “salão de festas” pelos moradores da região. (O Estado de São Paulo) Marque somente a resposta certa: 1. Este texto é: ( ) um convite ( ) um anúncio ( ) uma notícia 2. Quando uma pessoa lê a primeira página de um jornal, encontra com certeza, várias notícias. a) Para que serve uma notícia? ( ) Para divertir ( ) Fazer um convite. ( ) Para informar.
2. b) Além do jornal, em quais outros meios de comunicação que você pode encontrar uma notícia? Marque as alternativas que respondem a essa pergunta. ( ) Na internet ( ) em uma receita culinária ( ) Na revista ( ) Na TV c) O texto lido é formado por: ( ) parágrafos ( ) versos e estrofes 3. Toda notícia tem sempre um título. O título de uma notícia chama-se Manchete. a) Copie a manchete da notícia que você leu. ________________________________________________________________ b) Marque x na alternativa que representa para que serve a Manchete. ( ) procurar chamar atenção do leitor para o fato; ( ) para deixar o texto mais comprido; ( ) para colorir o texto com figurinhas; ( ) para deixar o leitor confuso com as informações ; 4. Toda notícia fala a respeito de algo e informa o que aconteceu. a) De quem fala a notícia? ______________________________________________________________ b) O que aconteceu? ______________________________________________________________ 5. A notícia que você leu foi publicada num jornal. a) Em que jornal foi publicada essa notícia? ______________________________________________________________ b) Quem é a autora da notícia? ______________________________________________________________ c) A notícia mostra um problema sério que acontece nas grandes cidades. Marque x no que seria esse problema; ( ) problema da fome no Brasil; ( ) problema de excesso de carros na rua; ( ) problema de mendigos nas calçadas; ( ) problema de falta de espaço nas cidades devido ao grande número da população;
3. Boa Prova!!!! 6. Leia a frase e responda a questão. O que sugerem as expressões destacadas na frase? ( ) cidade pequena – lugar de vagar ( ) cidade grande – lugar de morar ( ) cidade grande – lugar de desabitar 7. Leia com atenção. Reescreva do texto lido palavras com:  Acento agudo: _____________________________________________________  Acento circunflexo: _________________________________________________ 8. Dígrafo é o encontro de duas letras que ao serem pronunciadas emitem um único fonema (som). São exemplos de dígrafos as palavras: ( ) problemas – pessoas - salão ( ) pássaros – pequenos – chamado ( ) festas – prédios – abacateiro 9. Os sinais de pontuação, servem para representar pausas na fala, nos casos do ponto final, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação. Na notícia em que você leu, quais foram os sinais de pontuação mais usados? ( ) ponto final e vírgula ( ) ponto de exclamação ( ) ponto de interrogação ( ) ponto e vírgula Numa metrópole como São Paulo não são apenas as pessoas que têm problemas de espaço e habitação. O acento agudo é muito importante para as palavras, pois indica onde está a sílaba tônica, ou seja, a sílaba mais forte é usado na representação das vogais abertas. O acento circunflexo é usado na representação das vogais fechadas, que representam vogais nasais.

Apostila de português PDF