Header Ads Widget


TEXTO PARA AVALIAR LEITURA 3º ANO.

Leitura e Interpretação de Texto

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS

Texto para avaliar leitura 3º ano

A CASA E SEU DONO 

Essa casa é de Caco,
quem mora nela é o macaco.
Essa casa é de telha,
quem mora nela é a abelha.
Essa casa é de lata,
quem mora nela é a barata.
Atividades de Português

Leitura e Interpretação de Texto 3 Ano
Essa casa é de cimento,
quem mora nela é o jumento.
Essa casa é tão bonita,
quem mora nela é a cabrita.
E descobri de repente
que não falei em casa de gente.

Elias José.
Leitura e Interpretação de Texto 3 Ano

ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO: 

1º momento: 
- Distribuir o texto para cada aluno. Pedir que preencham o cabeçalho.
- Pedir para que leiam. Ouvir a leitura individualmente na carteira e marcar discretamente no canto da folha: LF – Lê com fluência; LSF – Lê sem fluência; LS – Lê soletrando; NL – Não lê.
- Durante a leitura faça alguns questionamentos referentes ao texto como: esse texto fala de que? Quantos animais aparecem no texto? Do que o texto não fala? Quem mora na casa de cimento?

2º momento: 
- seguir os seguintes comandos:
- Grife com lápis de cor verde duas palavras que rimam;
- Colorir de azul os espaçamentos em branco entre as palavras do texto;
- Circule a primeira e a última palavra do texto;
- Contar quantas palavras tem na primeira frase do texto e escrever o numeral;
- Colorir de laranja uma palavra com três sílabas.
- Fazer um X na sílaba mediana da palavra cabrita;
- Colorir de amarelo o nome do animal que começa com a letra J;
- Colorir de vermelho a maior palavra do texto;
- Escrever as palavras no quadro: bonita, nela, lata, gente, telha. Peça para os alunos colocarem em ordem alfabética (no verso da folha).

3º momento: 
- Ditar as seguintes palavras: aniversário, abacaxi, amarelo, goiaba.
- Ditar a seguinte frase: Cascão não gosta de banho.

4º momento: 
- Ler o texto novamente para os alunos, chamando atenção para as questões de entonação e compreensão. Aproveite para pedir que façam a leitura coletiva.
- Fazer a transcrição dos dados para a Ficha da Turma.

5º momento: 
- Faça considerações à professora a partir do trabalho desenvolvido. Quanto às atividades de escrita verificar o nível de desenvolvimento que a criança se encontra (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. Frase: espaçamento, direção formal da escrita, uso correto das linhas, local adequado para iniciar a escrita na folha, a estrutura de frase, letra maiúscula, parágrafo, pontuação.
Leitura e Interpretação de Texto 3 Ano

FICHA PARA MAPEAMENTO DE LEITURA - 3º ANO CICLO DA AVALIAÇÃO 

LEITURA COMPREENSÃO DA LEITURA ESCRITA 

LF – Lê com fluência e expressividade, pronunciando sem dificuldades todas as palavras, mesmo aqueles que apresentam constituintes silábicos mais complexos, considerando também os sinais de pontuação. Ex.: CCVC; CCVCC – triste, brincar, transporte; CVV – quero e guerra.
1 – Identifica o gênero e a finalidade do texto
1 - Escreveu frase com coerência, coesão, obedecendo aos princípios das convenções gráficas de pontuação e sem erros ortográficos

LSF - Lê com média fluência, apresentando dificuldades em palavras com constituintes silábicos complexos, desconsiderando a maioria dos sinais de pontuação.
2 – Reconhece o assunto do texto
2 – Escreveu frase com coerência, coesão, mas não obedecendo aos princípios das convenções gráficas e de pontuação e sem erros ortográficos

LS – Lê pausadamente, com intervalos de tempo entre uma palavra e outra, apresentando grande dificuldade em palavras formadas por constituintes silábicos complexos e desconsidera os sinais de pontuação
3 - Localiza informação explícita no texto
3 – Escreveu com coerência e coesão, obedecendo aos princípios das convenções gráficas e de pontuação, porém com erros ortográficos que não comprometem o sentido da frase.

NL – Lê com dificuldades, mesmo palavras formadas por sílabas padrão CVCV.
4 – Localiza informação implícita (inferência) no texto
4 – Escreveu sem coerência e coesão, sem obedecer aos princípios das convenções gráficas e de pontuação e com erros ortográficos que comprometem o sentido da frase.
5 – Escreveu apenas palavras soltas.

5 – Estabelece relação entre partes do texto.
6 – Escreveu de forma que não contempla os critérios elencados. 
Leitura e Interpretação de Texto 3 Ano

Os níveis da escrita - Contribuição de Emília Ferreiro 

Nível pré-silábico: Nesta fase a criança não estabelece relação entre fala e escrita. Não faz correspondência entre a grafia e os sons. Usa diferentes formas de representação (garatujas, desenhos, números) para escrever. Há uma grande variação de caracteres. Coincide com um período primitivo do realismo nominal.

Nível silábico: Neste nível a criança relaciona grafia e sons, de maneira que representa cada sílaba (som) por meio de uma letra. No nível silábico primitivo, ela representa a sílaba com qualquer letra, é aleatório. Quando alcança o nível silábico evoluído, ela passa a representar a sílaba com a vogal ou a consoante que aparece na sílaba. Isso ocorre porque a criança passa a representar partes sonoras estáveis das sílabas.


Nível silábico-alfabético: Nesta fase a criança evolui para uma representação mais completa dos sons das palavras. É comum neste nível que na representação gráfica faltem algumas letras, o que leva alguns profissionais a confundirem nível de evolução da escrita com dificuldade de aprendizagem. São coisas distintas: a primeira é uma fase normal do desenvolvimento da escrita, a segunda pode estar relacionada a algum distúrbio como a dislexia, e tem causa neural e genética.

Nível alfabético: Neste nível a criança faz a correspondência da grafia com fonemas (unidades sonoras da língua) que favorece a diferenciação das palavras pelos sons (fonemas) e sinais gráficos da língua (grafemas). Portanto, ela é capaz de fazer a correspondência entre elementos sonoros e a grafia. Nesta fase a criança ainda não é ortográfica, ou seja, ela ainda não escreve conforme os padrões da norma culta, seguindo as regras ortográficas. A ortografia é adquirida com a prática da leitura e escrita.

Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio
Programa de Intervenção Pedagógica – PIPEF/2013
Documento disponível em: Slideshare.
ATIVIDADES PORTUGUÊS

Apostila de português PDF