Header Ads Widget


TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS SLIDES.

TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS
ATIVIDADES DE PORTUGUES
Muito se tem discutido a respeito de como trabalhar textos nas escolas por esta não ser uma tarefa fácil. Encontra-se nas salas de aula uma forte resistência, da parte dos estudantes, em relação à leitura e a produção de texto. Para muitos estudantes, a ação de expressar suas ideias oralmente é considerada algo totalmente natural, no entanto, o ato de reproduzir essas ideias em forma de texto representa um trabalho árduo e penoso.
Atividades de Português

TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS
LINGUAGEM
É muito importante que todo educador conceba a linguagem como um significado amplo e dinâmico que se relaciona plenamente com a participação social. Trabalhar a linguagem em situação de ensino não é ensinar as palavras, mas seus significados culturais e sociais.
TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS
TEXTO
Quando se entende que a principal função do texto é a interlocução, a abordagem textual deve reconhecer as diversidades existentes em tipos de textos, as características que os formam e o contexto em que eles são usados. Segundo Brandão (2001:18), “ o reconhecimento disso tem levado os estudiosos da linguagem à busca de uma classificação dos diferentes gêneros do discurso”.
TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS

CLASSIFICAÇÃO TEXTUAL
O trabalho com textos em sala de aula ganhou um enfoque especial no momento em que os PCNs de Língua Portuguesa evidenciaram a sua importância.

É fundamental que os estudantes compreendam que texto não são somente aquelas composições escritas tradicionais com a qual se trabalha na escola – descrição, narração e dissertação – mas sim que o texto é produzido diariamente em todos os momentos em que nos comunicamos, tanto na forma escrita como na oral.
TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS
TIPOS OU GÊNEROS TEXTUAIS?
Os tipos textuais sai definidos por seus traços linguísticos predominantes: aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas. Por isso um tipo textual é dado por um conjunto de traços que formam uma sequência e não um texto. De acordo com Marcuschi (2002:27), “quando se nomeia um certo texto como “narrativo”, “descritivo” ou “argumentativo”, não está nomeando o gênero e sim o predomínio de um tipo de sequência de base.
TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS
AGRUPAMENTOS DE GÊNEROS
Cada gênero necessita de um ensino adaptado, pois apresenta características distintas. No entanto, os gêneros podem ser agrupados em função de um certo número de regularidades linguísticas. Os agrupamentos de gêneros se dividem em cinco: Marrar, Expor, Argumentar, Instruir e Relatar.
TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS
SUGESTÃO DO FLUXO PARA O 2º ANO
Gêneros:
Relato de experiências – (diário)
Carta, convite e e-mail
Receitas e regras de jogo.
TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS

SUGESTÃO DO FLUXO PARA O 3º ANO
Tipos:
Narrativo
Descritivo
Argumentativo
Expositivo
Produção de uma entrevista (gênero)
TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS
SUGESTÃO DO FLUXO PARA O 4º ANO
Gêneros:
Bula de remédios
Conto
Poemas
TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS
SUGESTÃO DO FLUXO PARA O 5º ANO
GÊNEROS:
Notícia, conto e poema (comparação)
Estatutos;
Declaração de direito
Resumo e Resenha
Artigo de opinião
TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS
CALDAS, Lilian Kelly. Projeto: Trabalhando tipos/gêneros textuais em sala de aula: uma estratégia didática da mediação dialética.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS: Slideshare.
ATIVIDADES ESCOLARES
O que são os gêneros textuais?
Quais são os gêneros textuais?
O que é tipo de texto?
O que é a tipologia de um texto?
ATIVIDADES PORTUGUÊS

Apostila de português PDF